oqueuqeroachar

quarta-feira, abril 04, 2012


Cirurgia bariatrica ou Cirurgia Mental?

12
    É uma pergunta controversa, a 4 meses a traz eu estava decidida a fazer a bariátrica, sem mensurar onde eu precisaria chegar depois disso, porque falo isso, bem vamos la...
    Meu cunhado operou, e sempre que se ouve um reduzido falar sempre se tem a DESPEDIDA GASTRONOMICA, uns passam a ultima semana antes de operar se esbaldando em churrascarias pizzarias e afins, e quando ouço meu cunhado contando tudo q ele fez e fazia antes de operar uma coisa me chamou a atenção, ele trabalhava numa padaria e ele falava que não via a hora de chegar no domingo(dia que ele fazia o pão) já no sábado pegava uma caixa de leite condensado colocava na geladeira e quando chegava cedo virava na boca, isso as 5:00 da manha....e na semana anterior a operação ele conta q comeu tudo que tinha direito e ganhou 6kg enfim ele operou e a vida mudou, se mudou muito O SE MUDOU.
     Agora apos a cirurgia ele está lindão, magro, mais ai vem os intemperes, precisa tomar diariamente, complexo vitamínico, omeprazol, segundo ele quando acorda a impressão que da é que o estomago está fechado, mau consegue comer meio pão, ele fala que é mais fácil o liquido logo q acorda, um bom leite com café pq achocolatado mesmo q light nem pensar se não passa mal o famoso DUMPING em reduzidos.

-->
O que seria o Dumping?

Explicação Resumida
É a passagem rápida do conteúdo gástrico, ou seja, dos alimentos presentes no estômago, para o intestino, principalmente dos alimentos ricos em açúcar e carboidratos. Os sintomas comuns são náuseas, fraqueza, suor frio intenso, desmaios e diarréia após a alimentação. É necessário evitar os alimentos ricos em açúcar.
      Ai chega a hora do almoço, se não começar com uma saladinha, ui entala, segundo ele a impressao que ele tem é que a salada lubrifica e ajuda a abrir o estomago, ai tudo melhora e a noite sim ele ta tranquilo pra comer um doce ou coisa do genero que o intestino já está forrado de coisas que inibem a passagem rapida do açucar ai fica tranquilo.(palavras dele e da nutricionista dele)
Mais e os riscos? fonte http://www.gastroplastia.net/riscos.html


DURANTE A CIRURGIA OU NOS DIAS SEGUIDOS À MESMA 

- Fístulas: Abertura dos grampos utilizados para separar o estômago e vazamento do líquido existente dentro do estômago (é por este motivo que se deve usar o dreno por um período de 7 a 15 dias; depende da decisão do médico). É uma das complicações mais graves que, se não for diagnosticada rapidamente, pode levar o paciente à morte. As fistulas podem ocorrer até o décimo dia após a operação. Depois disso não existe mais perigo. Essa complicação é corrigida com uma nova operação.
- Embolia Pulmonar: Desenvolvimento de coágulos nas veias dos membros inferiores, que ficam parados por muito tempo durante a cirurgia. Esses coágulos podem causar a morte se forem levados pela corrente sanguínea até o pulmão.
- Atelectasia: Colabamento de áreas do pulmão causada principalmente pela respiração pouco profunda.
- Infecções: De parede abdominal, dentro da cavidade abdominal, pulmões, pâncreas, esofagites, podem causar a dobra do intestino, devendo o paciente ser re-operado imediatamente.
- Seromas: Vazamento de líquido do pulmão para outras áreas do corpo.
 - Parada Respiratória
- Parada Cardíaca

- Retirada do baço em caso de sangramento

- Complicações com a anestesia.

- Dobra do Intestino:


--> UM TEMPO APÓS A CIRURGIA
- Queda de cabelos:  - Mal estar, tonteiras, anemias, dores articulares...: Causadas pela falta de vitaminas, no caso das cirurgias de má-absorção. Isso se regulariza com o tempo e injerindo vitaminas como Centrum, Citoneurin, Rubranova, entre outras que serão receitadas pelo seu médico.
- Vômitos e diarréias
- Intolerância a certos alimentos.
- Síndrome de Dumping.
- Hérnias
- Gases: Resolve-se com remédios.
- Dores no corte da cirurgia (em caso de ciurgia aberta): Passa em alguns dias. O médico recomenda analgésico.
- Dores na região do fígado: É causada pelo "afastador" (um material que suspende o fígado durante a cirurgia para que ele não atrapalhe na visão dos órgãos). Passa com o tempo.
- Estenose: Estreitamento do esôfago impedindo a passagem natural dos alimentos para o estômago. A comida retorna a boca através de ânsias de vômitos. É necessária a Endoscopia para fazer o alargamento deste canal.
     E esses motivos me levaram a decidir por operar minha mente e não meu estomago.

     Conclusoes que eu cheguei depois de ver de tao de perto uma pessoa operada...
      A melhora na qualidade de vida sem duvida é brutal mais pra se chegar a isso vc é obrigado a mudar  brutalmente de uma hora pra outra a sua cabeça porque fica imbutido em vc o seguinte SE VC COMER DE MAIS OS GRANPOS ESTOURAM E VOCÊ PODE MORRER.
      Depois de operado você ainda corre o grande risco de trocar de vicio, ex nós gordos temos vicio em comer, comemos pra tudo , porque estamos felizes, tristes, decepcionados, ansiosos, qualquer coisa liga o botao do COMER PRA PASSAR. e depois de operado você ja não pode fazer isso como fazia antes ai que muitos reduzidos viram alcolatras, drogados, e por incrivel que pareça você ouve tudo isso nas reunioes preparatorias, ai cheguei a conclusao que eu precisaria não operar minha barriga e sim minha cabeça, se eu mudasse meus habitos alimentares conseguiria tudo que um operado consegue, pois se você ainda tem duvida procure os blogs de gastroplastizados, uma grande maioria depois de 3 anos continuam a brigar com a balança e porque isso acontece, porque muitos não mudaram o principal que é a mente...
     Um fato que me chamou a antençao foi quando meu cunhado operou no quarto dele chegou uma companheira de quarto e tentem imaginar a cena dela batendo a cabeça na parede e gritando "O QUE EU FIZ DA MINHA VIDA, EU QUERO COMER" e ela so falava de comida, de comer e só... ai eu pergunto será que ela realmente sabia o que ia passar?
Será que ela trabalhou a mente dela pra chegar lá?
Por isso que eu pergunto operar o estomago ou a mente?
Vamos focar nossos objetivos, os meus sao:
Entrar em uma loja e não ser observada de cima em baixo ai vem uma vendedora e fala quando você pergunta algo NÃO TEMOS NADA DO SEU Nº.
Poder sair e chamar a atenção não pela gordura e sim por ser bonita.
E pricipalmente saber que minha familia e MINHA MAE tem orgulho de mim e de onde eu posso chegar.

--> Ha e não esquecer de deixar de ser ponde de referencia ex alguem pergunta a uma pessoa onde é o banheiro e a outra fala ta vendo aquela gordinha depois dela......
      Não vo falar que eu ja sou a mis dieta porque não sou travo uma luta diaria comigo mesmo, entre meus desejos e minhas vontades, ainda tenho vontade de sentar e comer uma barra de chocolate so pelo prazer de comer(vicio) mais sei que isso não vai me trazer nada bom depois, intaum como diariamente um quadradinho só de chocolate e ainda sim estou eliminando peso, devagar mais sem passar vontade do que quero comer, como eu ja falei tenho um boicotador MASTER aqui em casa, ele quando ve que eu começo a eliminar peso rapido ele compra as coisas que mais amo e sou fraca e como porque amo de paixao que é sorvete... mais enfim kkkkkkk...
      Mais voltando desde que mudei meu modo de olhar para a comida ja eliminei 10 kg, agora to indo rumo a mais 10, se vou conseguir e quando vou conseguir chegar ate 80kg EU SINCERAMENTE NÃO SEI, a unica coisa que sei é que depende só de mim, e de mais ninguem.
      Bem acredito que consgui deixar claro meu pensamento sobre esse assunto, mas não pensem que eu sou contra a gastroplastia, mesmo porque nem deveria ser pois ja cogitei de fazer um dia... e agora escrevendo sobre esse assunto ja me surgiu outro tema, que vou controlar minha ansiedade pra falar dele amanha,

12 comentários:

  1. Amiga eu entedo os riscos da cirurgia eu tenho varias amigas que passaram por ela,e estão bem...
    Mas tbm tem varias que passaram por ela e engordaram tudo de novo....
    A reducação alimentar é dificil mas quando se empenha da certo,porém é um processo demorado...
    Vc tem que pensar na sua saude,de qquer modo,que escolher acreditar que foi a melhor escolha!

    Bjos,Viviany mãe da Isabely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ho amiga brigadao pelo apoio, eu so sei que hj eu sei q ta sendo util pra mim o mais dificil disso tudo é resistir as coisas boas, mais de vagar eu chego la né... brigadao pela visitinha e volte sempre viu

      Excluir
  2. adorei sua historia de luta e to muito animada e seguindo vc no youtube viu vc me ispira muito amiga sou rosevania alves tenho face querendo me vizitar so acessar la ok mais pra frente conto minha luta tambem com a balança on bjs fica com a força de deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor obrigada, a luta maior é contra mim mesma, pq so eu posso fazer algo por mim, mais vamos sempre sem desistir... beijocas e fica com Deus e força na peruca

      Excluir
  3. Lu amigaa! amei esse post! nossa vc não imagina o quanto me esclareceu e ajudou! Eu estava a uns meses pesando em fazer a Bariatrica, cheguei a fazer uns exames pré operatorios e tudo depois larguei pra lá, fiquei com medo e nao fui mais no cirurgião! Mas ainda pensava em ir lá, em fazer um dia! Mas agora depois de ler todo esse relato, nossa não quero mesmoo NUnca fazer a cirurgia! vc não tem ideia do quanto me ajudou agora, como vc preciso mesmo fazer a cirurgia mental!!
    Tá osso amiga, vc sabe ja emagreci muito e recuperei tudo de novo, estou sem forças e vontade, desanimada tentando me animar, mais lendo aqui em seu blog já me sinto com forças pra Lutar!!! na endrocnologista disse que pra mim não avia mais jeito acredita?? ela me disse que a UNICA solução pra mim seria a cirurgia, e por isso me encaminhou pro cirurgiao, a louca nem se quer passou um exame pra mim nem nadaaaaa, e eu cai na dela, entrei em depre e tudo! afff sei que posso conseguir basta querer, nos conseguimoss sim!

    FELIZ que vc ja eliminou 10 Kilos, vivaaa! vou começar minha meta e eliminar 1 kilo de cada vez, ja passei de 100 eu acho nunca mais me pesei...

    Parabens pelo Blog, agora que descobrir ele vou ser a seguidora mais fiel viu! rsrs Bjokass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLha Paula, com relação a endocrinologista, acredito q eles não estão so pensando no nosso bem e sim nos bolsos deles, a cirurgia é tudo de bom claro que é uma solução momentânia, eu vivo conversando com meu cunhado a respeito de tudo q acontece com ele, eu se n conhecesse todos os pontos negativos tbm faria mais depois de conhecer tudo, ter q tomar vitaminas, hj ele tem problemas com hipoglicemia(baixa concentração de açucar no sangue), acho q pra quem tem pressa é a solção mais rapida, mais nada com ir de vagar e sempre, con tudo no lugar sem tirar nada, mais não podemos esquecer q um vacilo é o suficiente pra voltarmos a engordar.... desculpa a demora linda em te responder, muitas vezes n chega as atualizações no email e como o post é antigo quase n passo por ele :D desculpa n foi por relaxo não....

      Excluir
  4. Lulu vc nem me respondeuuu né hum *__* rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi flor as vezes n chega no email os posts mais vo ler pera ai

      Excluir
  5. É amiga, eu precisaria operar a cabeça mesmo, morro de medo de operar e não viver... minha mãe sempre diz que prefere um filha gorda à uma filha morta!
    Vivemos nesta luta.;.. e como é difícil!
    Parabéns pelo Post!!!
    devagar vou lendo!!!
    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi lindona intaum, como tudo na vida a gente tem q estar disposto né eu nesse exato momento n estou disposta a dietas mais sei q eu consigo emagrecer se eu quizer, só n estou na disposição pq estou com uma gastrite q quando faço dieta me mata intaum to levando assim pra ver no q vai dar kkkkkkkkk e fazer o tratamento né beijocas linda e mais uma vez obrigada pelo apoio

      Excluir
  6. eu fiz a cirurgia bariátrica a quase dois meses e realmente é tudo isso que ela falou inclusive fui parar no pronto socorro essa semana,porque comi bacalhau,passei mal a noite toda !!! e no dia seguinte tive que ir pro médico !!! eu não quero reverter a cirurgia,mas meus pais que me apoiaram desde do dia que me inscrevi pra passar pela cirurgia,falaram que se eu quisesse reverter me apoiariam ,meu pai viu o meu sofrimento e ficou horrorizado,cada um sabe da sua vida mais eu aconselho a só fazer quem realmente não tem mais saída,se eu dizer que não to gostando de ter perdido quase 20 kg eu to mentindo,mas tem coisas que são mais importantes que uma roupa bonita no corpo até porque nos bariátricos temos que fazer reeducação alimentar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Carol, eu já por muitas vezes pensei em fazer, mas isso só acontece quando a preguiça toma conta de mim, tenho medo de tudo isso, mas como vc disse até reduzidos tem que se reeducar, e é uma mudança tao drástica, eu ainda não estou preparada.

      Excluir

Oi, poste seu comentario, ficarei grata e responderei em breve
Bjs e Força na Peruca!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...